Há como falar sobre a morte de uma maneira leve ou então descrever esse difícil momento de partida e despedida com compaixão? Leia este artigo e saiba um pouco mais sobre a literatura no luto.
Há livros que marcam profundamente seus leitores e, invariavelmente, também acabam marcados com o tempo. Fiéis companheiros das situações mais diversas, o hábito da leitura transporta a imaginação para diferentes universos e nos instiga a refletir sobre a vida e seus possíveis ensinamentos.
A leitura de livros que abordam a temática do luto existe e pode ser um amparo acolhedor e importante auxílio na superação do luto. Confira alguns livros sobre luto que podem ser úteis para você ou alguém ao seu redor que precisa de apoio:
1 – A Morte é um Dia Que Vale a Pena Viver
Mesmo que a finitude da vida seja uma certeza, é consenso que a morte é um grande medo entre a maioria das pessoas. Por isso, no livro, a autora enfrenta a dificuldade e o tabu que rondam o assunto para falar sobre a vida e o que realmente importa antes do adeus.
2 – A invenção da Solidão
É comum que a narrativa dos livros que abordam o luto surja a partir da vivência do autor com o fato narrado. Nesta obra, Paul Auster, importante autor da literatura americana atual, mescla diversos de seus talentos em um mosaico poético para falar sobre suas recordações pessoais e criar um livro de memórias a partir da morte do pai.
3 – Canja de Galinha para a Alma
O luto costuma ser um momento de fragilidade. Logo, ler histórias que reafirmam mensagens acolhedoras, pode ser como um abraço necessário ou, como o próprio título do livro diz, uma canja de galinha para a alma. A obra reúne histórias que destacam o melhor da vida de maneira singela dando ênfase nos pequenos gestos, mas de grande significado e conforto para o coração do leitor.
Assim como a partida de um ente querido pode significar um momento difícil de ser superado, os livros condensam com maestria os sentimentos e organizam, de maneira única, as vivências e o afeto de quem para sempre será lembrado dentro de cada leitor. Se, para muitos, o luto é solitário, ler é uma maneira de confortar a dor, entender e acolher os sentimentos que pairam sobre o coração de quem lida com uma perda.
Gostou das sugestões? Você já conhecia algum dos livros da nossa lista? Compartilhe com a sua rede essa mensagem de carinho e deixe sua opinião nos comentários!